Entre 2008 e 2015, o Instituto se preocupou em qualificar o atendimento da primeira infância nas instituições de acolhimento.


Essa continua sendo uma preocupação, uma vez que há bebês e crianças pequenas que permanecem acolhidos em serviços institucionais.
 

Entendemos que qualificar o trabalho dos profissionais com a primeira infância dentro dessa modalidade de acolhimento é urgente; algumas estratégias podem nortear esse trabalho e foram sistematizadas ao longo desses anos pela equipe do Instituto.

Discussões de caso sobre os casos dos bebês, construção de álbuns de histórias de vida, ateliês de música, leitura, massagem e brincadeiras, leitura de textos e estudos sobre vínculo, apego, construção de um ambiente favorável ao desenvolvimento, entre outros temas são fundamentais nesse sentido. 

As 2 publicações do Palavra de Bebê [veja aqui e aqui] trazem referencias teóricas e práticas sobre esses assuntos e devem ser usadas nesse processo de melhorar a qualidade do acolhimento da primeira infância. Se você tem interesse em conhecer mais o programa Família Acolhedora ou melhor estratégia para melhor acolher bebes, entre em contato.