O projeto vem se desenvolvendo de forma bem sucedida e encontra-se em sua etapa final! Nos últimos meses, a Associação São Luiz (São Bernardo do Campo), Lar Escola Municipal de São Caetano do Sul, Abrigo Municipal de Mauá, Lar Sol da Esperança (Mauá), Casa Raio de Sol (Fundação Criança – São Bernardo do Campo) e Casa Arco-Íris (Fundação Criança – São Bernardo do Campo) se dedicaram a planejar e executar o evento literário “Mar de Histórias”! Foram realizados ao todo 6 eventos – 1 por serviço de acolhimento – em espaço público no município onde estão localizados. Esses eventos foram regados a brincadeiras e boas leituras! Crianças e adolescentes acolhidos se divertiram e se sentiram potentes por poder oferecer uma atividade divertida para todos que transitavam na praça, parque ou shopping!

projeto-mar-historias-criancas-adolescentes

Além disso, nos últimos meses, crianças e adolescentes seguem participando de encontros individuais de mediação de leitura e registro das histórias de vida através de atividades lúdicas e artísticas.

No dia 8 de novembro, realizou-se o 3º seminário participativo na sede da Fundação Criança, em São Bernardo do Campo. Este encontro, que contou com a participação de representantes das equipes das instituições contempladas, teve como objetivo refletir sobre os resultados obtidos e planejar a continuidade da metodologia em cada uma das instituições participantes. As atividades realizadas ao longo do dia permitiram que os profissionais discutissem os avanços e os desafios encontrados na implementação do projeto e que pensassem em conjunto sobre novas estratégias de trabalho. Foi um encontro inspirador e motivador, a continuidade autônoma do projeto promete ser um sucesso!!

Nas semanas seguintes, foram feitas reuniões de supervisão para acompanhamento e avaliação das ações do projeto em cada serviço de acolhimento. Nesses encontros foi possível criar estratégias e planejar a continuidade da metodologia de acordo com as particularidades de cada organização.

A partir de agora, os serviços de acolhimento contemplados estão prontos para darem continuidade às ações da metodologia de forma autônoma!