Crianças que têm o hábito da leitura desde pequenas são beneficiadas de diversas maneiras: desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da cultura. Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer diferentes mundos e ideias.

Meninas e meninos acostumados com a leitura se tornam muito mais preparados para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com os livros pode mudar o futuro das crianças? Sim. Pode e muito! Mas como inserir nos pequenos o hábito de ler e, além disso, de gostar de ler!

O Instituto C&A publicou dois interessantíssimos livros sobre o tema, intitulados "Prazer em Ler". As publicações são direcionadas a educadores, voluntários e pais - e possíveis leitores avulsos - e aborda discussões mais teóricas a respeito do "despertar" da leitura nas crianças e das possibilidades de envolvimento nos prazeres da leitura.

As publicações do Prazer em Ler levantam discussões, dicas, encaminhamento de práticas e algumas noções básicas sobre mediação de leitura, além de abordar a relação entre o ler e o escrever.

Leia um dos poemas presentes na publicação:

Ler é... 
Desabotoar vontades
Mapear dúvidas
Instigar os olhos adiante do que se vê 
Perguntar respostas adormecidas
Responder perguntas escondidas
Desacomodar certezas
Empurrar limites do saber
Alterar horizontes da utopia pessoal
Soprar o pó dos sonhos
Cruzar fronteiras do conhecimento
Desvelar segredos da aventura humana
Alavancar novos entendimentos
Dar lucidez à pluralidade das emoções
Desviar das pedras no meio do caminho
Dar vozes ao silêncio
Inventar caras para os desejos
Vestir de palavras as idéias dormidas
Desejar-se uma pessoa feliz

Para fazer o download da 1ª publicação, clique aqui. E da 2ª clique aqui