O Instituto Fazendo História é uma das instituições signatárias da campanha "Criança é Prioridade", uma iniciativa da Rede Nacional Pela Primeira Infância (RNPI).

crianca-prioridade-rnpi

A campanha recém-lançada tem o objetivo de mobilizar candidatos e candidatas às prefeituras de todas as cidades brasileiras a assumirem um compromisso público pelos direitos da criança. Por meio da participação social de entidades ligadas à área, a ideia é  realizar um verdadeiro mutirão para informar os candidatos sobre as atribuições da Prefeitura na garantia dos direitos das crianças na primeira infânciaa importância de promover e articular políticas intersetoriais e a necessidade de implantar um Plano Municipal pela Primeira Infância.

Se você é um serviço de acolhimento pertencente a uma organização social reúna os candidatos da sua cidade e entregue a eles a Carta- Compromisso. O ideal é fazê-la chegar a todos os candidatos e candidatas à prefeitura do seu município. Isto é importante porque ajuda a pautar as campanhas e os debates eleitorais, e evidencia quem assinou o compromisso e quem se recusou a assinar.

É importante e essencial para o desenvolvimento das crianças que exista uma política forte de proteção, para que direitos sejam respeitados e ações realizadas no intuito de proteger meninos e meninas, principal realizadas pelo próprio Poder Público.

Organizações e cidadãos podem participar dessa mobilização nacional (se inscrevendo através do site da RNPI – www.primeirainfancia.org.br) e receber o material, que inclui a carta e o termo de compromisso para entregar aos candidatos, um guia informativo da campanha, e imagens para promover os direitos das crianças que podem ser compartilhadas através das redes sociais.