oferece um serviço de acolhimento familiar para bebês de 0 a 2 anos. 

 


familías acolhedoras é uma política pública que garante o direito à convivência familiar e  comunitária de crianças e adolescentes separados de suas famílias. o serviço do instituto acolhe bebês entre 0 e 2 anos em famílias voluntárias e vem ao encontro de um olhar especifico para a primeira infância em acolhimento.

 
 

Conheça mais em falepormim.org


COMO ACONTECE

Na modalidade de acolhimento Famílias Acolhedoras,  crianças e adolescentes são encaminhados para famílias devidamente cadastradas, selecionadas e formadas para esta função. As famílias acolhedoras recebem em suas casas as crianças que precisam de acolhimento temporário e provisório, até que possam retornar para suas famílias de origem ou, quando isso não é possível, encaminhadas para adoção.

Aqui no Instituto, o  Famílias Acolhedoras foi idealizado para acolher bebês. Os primeiros anos de vida são etapa fundamental no desenvolvimento da criança. Garantir a permanência desses pequenos em um ambiente familiar tem se mostrado uma estratégia mais eficaz para o bem cuidar do que as instituições. Neste sentido, existe uma Campanha Mundial pela não institucionalização dos bebês da qual o Instituto participa ativa, política e também praticamente ao propor seu desenvolvimento no Município de São Paulo.

O Instituto Fazendo História desenvolve esse serviço em parceria com a Vara Central de São Paulo e o CREAS Sé (Centro de Referência Especializados da Assistência Social). 
 

CRITÉRIOS PARA SER UMA FAMíLIA ACOLHEDORA

Homens e Mulheres maiores de 25 anos, com rede de apoio familiar, que não estão no cadastro nacional para adoção.

Ter a concordância dos outros membros da família na participação.

Residir na cidade de São Paulo.

Não ter antecedente criminais, comprometimento psiquiátrico e dependência alcoólica ou de substâncias psicoativas.

Ter disponibilidade de tempo, tanto nos cuidados com a criança, bem como com as demandas para acompanhamento do projeto.

Comprometer-se em exercer a função de proteção até o encaminhamento do bebê.

Apresentar documentação solicitada.

Passar por formação e seleção.

 
 

Todas as pessoas e famílias que tenham o desejo de acolher e cuidar de um bebê por um tempo determinado devem se cadastrar para compreender melhor os detalhes desse serviço e avaliar, conjuntamente, se podem de fato participar.

Saber da importância que existe em cada dia de uma criança pequena para o seu desenvolvimento futuro pode ser uma grande motivação para que uma família abra suas portas para acolher um bebê que chegou há pouco no mundo e merece todo carinho, cuidado, atenção e afeto para crescer saudável.

As Famílias Acolhedoras passam por etapas de seleção e qualificação para entrada no serviço e têm todo suporte de nossa equipe para sua participação. 

 
 

Se você tem interesse em participar, cadastre-se e venha assistir à próxima reunião de apresentação do projeto!

 

 

Veja o depoimento de uma Família Acolhedora do Sapeca, Serviço de Acolhimento Familiar de Campinas, SP

 

 

SAIBA MAIS SOBRE SOBRE A PRIMEIRA INFÂNCIA EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL


 

 

voluntariado famílias acolhedoras

Coordenação
Roberta Vialli de Almeida
familiasacolhedoras@fazendohistoria.org.br
11 30219889