IFH_RGB_familias_acolhedoras_positivo - Copia.png
 
 

 serviço de acolhimento para crianças de 0 a 6 anos, em famílias voluntárias formadas e supervisionadas, até sua reintegração familiar ou adoção

 

FAMÍLIA ACOLHEDORA É UMA POLÍTICA PÚBLICA QUE GARANTE O DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E  COMUNITÁRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SEPARADOS DE SUAS FAMÍLIAS. O SERVIÇO DO INSTITUTO ACOLHE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS DE ATÉ 6 ANOS, EM FAMÍLIAS VOLUNTÁRIAS E ESSA PROPOSTA VEM DE ENCONTRO A UM OLHAR ESPECÍFICO PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA EM ACOLHIMENTO.

 

Conheça mais em falepormim.org


COMO ACONTECE

Nessa modalidade de acolhimento,  crianças e adolescentes são encaminhados para famílias devidamente cadastradas, selecionadas e formadas para esta função. As famílias acolhedoras recebem em suas casas as crianças que precisam de acolhimento temporário e provisório, até que possam retornar para suas famílias de origem ou, quando isso não é possível, sejam encaminhadas para adoção.

Aqui no Instituto, o  Famílias Acolhedoras foi idealizado para acolher bebês e crianças pequenas. Sabemos que os primeiros anos de vida são fundamentais no desenvolvimento humano. Garantir a permanência desses pequenos em um ambiente familiar, tem se mostrado uma estratégia eficaz para o bem cuidar das crianças pequenas que precisam de acolhimento. Neste sentido, existe uma Campanha Mundial pela não institucionalização dos bebês da qual o Instituto participa de forma ativa,  ao propor o seu desenvolvimento no Município de São Paulo.

Atualmente o Instituto Fazendo História desenvolve esse serviço em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) de São Paulo e, a Vara da Infância e Juventude Fórum - João Mendes.


pré-requisito PARA SER UMA FAMíLIA ACOLHEDORA

pessoas maiores de 25 anos, que possuam uma rede de apoio.

não estar no cadastro nacional da adoção e nem o cônjuge (lei 13257/2016).

Ter a concordância dos outros membros da família na participação.

Não ter antecedente criminais, comprometimento psiquiátrico e dependência alcoólica ou de substâncias psicoativas.

Ter disponibilidade de tempo, tanto nos cuidados com a criança, e com as demandas para acompanhamento da equipe do serviço.

Comprometer-se em exercer a função de proteção até o encaminhamento do bebê.

apresentar disponibilidade interna para se preparar continuamente ao momento da despedida.

bebe-familias-acolhedoras

Todas as pessoas e famílias que têm o desejo de acolher e cuidar de um bebê por um tempo indeterminado devem se cadastrar para compreender melhor os detalhes desse serviço e avaliar, conjuntamente, se podem de fato participar.

Os interessados passam por um processo de seleção e qualificação para entrada no serviço e as famílias acolhedoras recebem todo suporte de nossa equipe para sua participação. 

acolhimento-familias

Se você tem interesse em participar, cadastre-se e venha assistir à próxima reunião de apresentação do projeto!

 

 

veja ALGUNS DEPOIMENTOS DE FAMÍLIAS ACOLHEDORAS DA CAPITAL E DO INTERIOR DE SÃO PAULO AQUI E AQUI

 

 

SAIBA MAIS SOBRE A PRIMEIRA INFÂNCIA EM ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL


 

voluntariado famílias acolhedoras

Coordenação

Pâmela Fernandes
pamela.fernandes@fazendohistoria.org.br