IFH_RGB_fazendo_minha_historia_positivo - Copia.png
 

oferece meios de expressão para que cada criança ou adolescente acolhido conheça e se aproprie de sua história de vida. 

 

Ser separado da família, mudar completamente de rotina e passar a conviver com adultos e crianças desconhecidas pode ser uma experiência difícil de entender! Ajudar meninas e meninos acolhidos a compreender, valorizar e criar uma versão própria para a sua trajetória de vida é algo potente e transformador

livro-fazendo-minha-historia

Trabalhamos para QUE

crianças e adolescentes leiam mais e com prazer.

crianças e adolescentes reconheçam o valor e registrem suas histórias.

profissionais dos serviços de acolhimento conversem afetivamente com as crianças e adolescentes sobre suas histórias de vida.


como acontece

 

O Instituto forma, seleciona e acompanha voluntários (pessoas comuns) ou profissionais da área para que construam vínculos afetivos com as crianças e adolescentes.  A dupla criança-adulto se aproxima afetivamente através da mediação de leitura, que oferece recursos para os meninos e meninas elaborarem suas vivências; desperta conversas e incentiva a construção do álbum de histórias, contendo relatos, depoimentos, fotos e desenhos que fazem parte de suas vidas. Este álbum pertence à criança ou adolescente e irá acompanhá-lo por onde for.

Para se tornar voluntário, é necessário participar de 3 encontros de formação inicial. A atuação tem duração de no mínimo um ano e cada voluntário trabalha com duas crianças e adolescentes, durante uma hora por semana com cada uma.

O compromisso é, sobretudo, com as crianças e adolescentes que possuem ao menos uma coisa em comum: viveram uma separaçãomuito importante ao serem afastados de suas famílias. Por isso merecem e precisam ser tratados com todo respeito e cuidado. O vínculo que será iniciado com o voluntário deverá ser uma boa experiência, sem qualquer sensação de ruptura ou abandono.



 
 
 
 

 
contato

voluntariado fazendo minha história

Coordenação
Laís Boto

Email: lais@fazendohistoria.org.br