Uma parte importante da metodologia do Programa Fazendo Minha História se apóia na possibilidade de promover um envolvimento cada vez maior das crianças com os livros, sendo um de seus objetivos que as crianças leiam mais e com prazer.

A literatura é uma criação universal que surge a partir da necessidade humana de elaborar, expressar e construir sentidos para aquilo que é vivido e experimentado. As crianças e adolescentes encontram nas histórias que os livros contam um lugar seguro e com muitos elementos simbólicos para que possam elaborar questões relativas à sua própria vida.

A partir da leitura experimentamos papéis, descobrimos possibilidades nunca antes pensadas, refletimos sobre determinadas situações coletivas e individuais e somos impulsionados a sonhar e recriar a vida. O livro é um objeto transformador, que torna possíveis ações impossíveis; que transporta o leitor para um mundo fictício, onde pode encontrar respostas para muitas de suas perguntas do mundo real.

Quer saber mais e conhecer os livros que têm sido utilizados em nosso trabalho cotidiano? Clique aqui para ler nosso guia de mediação.