Em junho, em parceria com o Instituto Samuel Klein, lançamos nossa nova publicação “Famílias Acolhedoras - Acolhendo a Primeira Infância”. O livro foi pensado com o objetivo de compartilhar os fundamentos e procedimentos do Instituto Fazendo História quanto à execução de seu Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras, contribuindo para sua implementação e gestão qualificada em todo o país.

CAPA.png

Em consonância com nosso valor de sempre compartilhar conhecimento, essa publicação sistematiza a forma de trabalhar do IFH e resulta do aprendizado com iniciativas similares, da articulação com outros serviços de acolhimento, e da experiência na execução desse serviço. Pretende dar visibilidade, compartilhar boas práticas, difundir conhecimento, incentivar e inspirar organizações, gestores públicos e profissionais da área a ampliarem práticas e serviços de cuidados que melhor atendam a crianças pequenas privadas de cuidados parentais.

Acolher é afeto, é apoio, é se abrir a uma experiência comunitária única de cuidado. Para nós é uma honra promover esses encontros tão reparadores entre famílias e crianças e contribuir na efetivação do direito à convivência familiar e comunitária. 


“Uma das coisas que as pessoas mais nos perguntam é: E se você se apegar à criança? E a resposta não pode ser mais clara. É óbvio que iremos nos apegar, é por isso que ela está vindo para nossa casa, para ser amada, protegida, estimulada...

Esse apego é de fundamental importância para que a criança possa se sentir segura para se desenvolver. Para mim, esse amor é um dos mais puros e sinceros que podemos sentir. Quando chega o momento da despedida conseguimos perceber o quão forte e segura a criança se tornou, temos a sensação de dever cumprido. (Sérgio - família acolhedora)

PARA FAZER DOWNLOAD O DO LIVRO, CLIQUE AQUI