Para que um dia todas as crianças e os adolescentes do país tenham seus direitos garantidos é preciso uma sociedade civil atenta, participativa e comprometida.


Como acontece

Os principais objetivos da área de Advocacy do Instituto Fazendo História são, em âmbito nacional, aumentar a proporção de crianças e adolescentes em acolhimento familiar (Serviços de Acolhimento em Família Acolhedora) em comparação ao acolhimento institucional (Abrigo e Casa-Lar) e diversificar a oferta de apoio aos jovens que saíram ou sairão dos serviços de acolhimento pela maioridade.

O nosso Advocacy atua na defesa do direito à convivência familiar e comunitária garantido pelo artigo 227 da Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Procuramos influenciar a formulação e implementação de políticas públicas voltadas para crianças, adolescentes e famílias que estão com seus vínculos rompidos ou fragilizados. Nossa atuação pode ocorrer por meio de campanhas na mídia, participação em eventos públicos, publicação de documentos, pesquisas e estudos, diálogo com membros do executivo, do judiciário e legisladores.

Representar o IFH em conselhos de direitos, movimentos, redes, coalizões, eventos, debates, audiências e reuniões fortalece nossa incidência técnica e política e permite uma atuação articulada com o poder público e com a sociedade civil.

Através da participação nesses espaços, damos visibilidade aos desafios e construímos relações institucionais que permitam enfrentar de forma coletiva problemas nas políticas da convivência familiar e comunitária e do acolhimento para crianças e adolescentes.


Onde atuamos:

  • Coalizão pelo Acolhimento em Família Acolhedora 

  • Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária (MNPCFC

  • Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA

  • Red Latinoamericana de Egresados de Protección (Red

  • Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes 

  • Rede Nacional Primeira Infância (RNPI)  


Responsável
Débora Vigevani
debora@fazendohistoria.org.br