Reiterando um de seus valores mais importantes, o de compartilhar conhecimento, o Fazendo História concebeu, produziu e lançou o Kit de Multiplicação do Apadrinhamento Afetivo, material que sistematiza os fundamentos e procedimentos do IFH quanto à execução do programa Apadrinhamento Afetivo. 

Para a distribuição e o melhor aproveitamento do material, foram realizados dez seminários de formação voltados aos profissionais de serviços de acolhimento e das dez Varas da Infância e da Juventude atendidas. O objetivo foi esclarecer o conceito de apadrinhamento, sensibilizar, refletir sobre as ações bem sucedidas que já estão em andamento e instrumentalizar para o uso do kit, que foi entregue gratuitamente aos participantes.

Foram mais de 400 profissionais alcançados ao total neste projeto, realizado por meio do apoio da Fundação Salvador Arena.

"O programa de Apadrinhamento Afetivo é uma estratégia de trabalho para o fortalecimento da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em situação de acolhimento, com remotas chances de retorno familiar ou adoção.  A vivência de um vínculo individualizado e duradouro, a participação na vida comunitária, as experiências de convívio familiar e a ampliação do repertório social e cultural estão entre os benefícios esperados para cada criança ou adolescente participante".  Mônica Vidiz, coordenadora do programa de Apadrinhamento Afetivo.