Voltamos a divulgar notícias do projeto “Fazendo História no Interior de São Paulo”, em desenvolvimento com apoio do MINC e financiamento da Ferring Pharmaceuticals Brasil, Socopa, Tirreno e Leite Fazenda Bela Vista.

Nos dias 30 e 31 de agosto, foi realizado o 1º seminário para profissionais dos serviços de acolhimento selecionados. Esta ação ocorreu no Hotel Vila Rica, em Campinas, e teve como objetivos: apresentar os princípios que norteiam todas as linhas de atuação do Instituto Fazendo História através de uma contextualização histórica do funcionamento dos serviços de acolhimento no Brasil; apresentar os objetivos do trabalho com histórias de vida; e formar profissionais como mediadores de leitura.

IMG_20180830_143529349.jpg

Nesta descontraída ação formativa, os participantes se conheceram, se entrosaram e trocaram muitas ideias sobre seu papel profissional e a possibilidade de utilizar os livros como ferramenta diária de trabalho. Muito envolvidos com as atividades e reflexões propostas, tiveram oportunidade de conhecer e se relacionar com o acervo de livros entregue pelo projeto de forma divertida e descontraída, através de brincadeiras que poderão ser replicadas com as crianças e adolescentes.

IMG_20180830_114112958.jpg

Além disso, todos refletiram e debateram sobre a função dos livros e da literatura. No final deste primeiro seminário os profissionais planejaram as ações relativas a livros e leitura que passarão a acontecer em cada casa.

IMG_20180830_145750436.jpg

Também foram entregues livros infantis e juvenis, esteiras de leitura, materiais didáticos e organizacionais que servem para a replicação do projeto e para o desenvolvimento do trabalho no dia a dia da casa.