Em Julho de 2017, a ChildFund Aliança, Save the Children International, Plan Internacional, SOS Aldeias Infantis Internacional, Federação Internacional de Terre des Hommes e Visão Mundial Internacional realizaram o seminário “Joining forces to accelerate the implementation of the Sustainable Development Goals (SDGs) for children”. Nesse encontro foi definida uma estratégia de intervenção para garantir que a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) impulsione uma mudança na realização dos direitos das crianças.

Naquele momento as organizações participantes avaliaram que o marco legal internacional de direitos de criança e adolescente estava em risco, o que poderia comprometer o progresso da realização dos direitos dos meninos e meninas. Assim, criar sinergias entre a implementação dos ODS e os direitos das meninas e dos meninos se configurava como promissora estratégia para enfrentar tendências de retrocesso e aprofundar o compromisso político com os direitos de meninas e meninos em todos os países.

Entre as ações previstas, foi definida a elaboração do “Relatório Child Rights Now - Análises da Situação dos Direitos da Criança”. A intenção é que este documento aponte tendências dos ODS em relação aos direitos de crianças, contando com análises de no mínimo 20 países e participação de pelo menos 3 organizações por país, sendo publicado um relatório inicial em 2019, por ocasião dos 30 anos da convenção dos Direitos das Crianças, e depois um novo relatório a cada cinco anos até 2030.

Sobre o Brasil, alguns números revelam com precisão como os direitos básicos de crianças e adolescentes ainda não são respeitados: são cerca de 33 milhões (61% do total) vivendo na pobreza ou em situação de privação de direitos, 2,5 milhões fora da escola, cerca de 47 mil vivendo em serviços de acolhimento, mais de 9 mil vítimas de homicídio por arma de fogo, 109 mil meninas de 15 a 19 anos que se casaram em 2017 e mais de 100 mil meninas que se estima sofrerem violência sexual todos os anos.

Clique AQUI para ler e fazer download do documento.