CONSTRUIR LEGENDAS PARA FOTOS


Material 

Fotos tiradas em dias anteriores


Vamos lá 

Em casa ou um pouco antes do encontro com a criança, faça o seguinte exercício: escolha duas fotos e tente fazer pelo menos 4 perguntas sobre a foto. Pense em perguntas que possam ser respondidas pela criança que irá trabalhar. Elabore perguntas que um futuro observador/leitor do livro daquela criança não possa responder simplesmente olhando a foto; coisas que este leitor saiba pois a criança informou. Um exemplo: imaginem uma foto com uma criança sentada num cadeirão. Na bandeja deste há um prato de comida, mas não dá para identificar através da foto. 


Poderíamos pensar em perguntas tais como:

1.Onde você estava nesta foto?
2.O que você fazia?
(Até aqui, perguntas que qualquer observador poderia responder)
3.A que horas do dia foi tirada a foto? (Brecha para falar sobre a rotina em sua casa)
4.Quem tirou a foto? (Lembrem-se, não temos compromisso com a realidade. Este é um convite para a criança responder como desejar. Pode responder alguém que é referência ou que goste muito, por exemplo, mas não necessariamente tirou a foto naquele momento)
5.O que você mais gosta de comer? Gosta de sobremesa, qual é a sua preferida?
6.Você já come sozinha? Usa garfo e faca ou colher?

E por aí vai...

Depois do exercício feito, escolha uma das fotos para mostrar à criança ou, caso disponha de mais de uma foto, convide a criança a escolher uma das fotos apresentadas e boa conversa! Como sugestão, para as crianças acima dos 4/5 anos, permitam que, se elas desejarem, escrevam "do jeito delas" uma ou duas respostas das perguntas que vocês fizeram, numa folha a parte e vocês, "traduzam" com letra de forma (para facilitar a leitura) logo abaixo do "texto" delas. Continuem explorando a foto a partir das outras perguntas por vocês imaginadas e, quando julgarem terminada a atividade, colem a(s) legenda(s) perto da foto e pronto: um belo encontro "Fazendo História"!


Sabe por quê? 

Por que este é o Projeto Fazendo História, e esta é a essência do Projeto. Colar as fotos no álbum depois de conversar sobre elas e ter "investido" nela, da outra dimensão para a foto. Além disso, muitas fotos sem legenda, ficam depois como cenas desconhecidas, pois a criança não reconhece o Universo da foto sem uma descrição. Principalmente os bebês.