No dia 21 de maio de 2025, o Instituto Fazendo História realizou a segunda oficina presencial do Projeto Formação em Rede, com o apoio do FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente), no Instituto Pólis. Com o tema "O Direito do Brincar para Crianças e Adolescentes", o encontro foi direcionado aos profissionais que atuam nos Serviços de Acolhimento, bem como a outros profissionais da Rede Socioassistencial e do Sistema de Garantia de Direitos da Cidade de São Paulo.
A oficina contou com a participação de Mineia Oliveira – do Brincando na Kebrada – mulher preta, nordestina, mãe solo , periférica , ativista comunitária, ludo educadora, produtora cultural, formação acadêmica em Pedagogia pelo Instituto Singularidades, idealizadora do coletivo Brincando na Kebrada e pesquisadora de diversos brincares, com foco nas brincadeiras africanas e afro-brasileiras.
A convidada compartilhou as propostas que o Coletivo Brincando na Kebrada utiliza para garantir o direito do brincar com crianças e adolescentes no território e que podem ser utilizadas como inspiração para os Serviços, além de promover o resgate do brincar e como os adultos precisam se reconectar com o brincar para que não seja visto como privilégio. Mineia apresentou estratégias para que os participantes da oficina pudessem produzir brinquedos de material reciclável, os brinquedos produzidos durante a oficina foram distribuídos entre os serviços.
Os participantes puderam interagir com diversos brinquedos, tiveram brincadeiras de rodas, partilharam memórias do brincar e outros tiveram a chance de conhecer algumas brincadeiras que até então desconheciam. O espaço foi tomado por gargalhadas dos participantes e com profundas reflexões sobre como o brincar é um direito e universal, e que como sociedade devemos pensar em colocar o brincar na agenda como política pública.
Confira o vídeo com a oficina completa: