No dia 31 de outubro de 2025, o Instituto Fazendo História realizou a quarta oficina do Projeto Formação em Redes, com o apoio do FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente), na Embaixada Preta - Casa Pretahub. O encontro teve como tema: "Pensando o Acolhimento Familiar: O impacto da violência na saúde mental de crianças." Este encontro foi direcionado aos profissionais que atuam nos Serviços de Famílias Acolhedoras e Rede Socioassistencial e Sistema de Garantia de Direitos da cidade de São Paulo.
A oficina contou com a participação de Juliana Gomes: psicóloga clínica e institucional, mestre e doutoranda em psicologia pela UFRRJ, pesquisadora da primeira infância, servidora pública e docente universitária.
A profissional iniciou o encontro estimulando a reflexão sobre violências, diretas e indiretas. Pontuou sobre a violência psicológica, como afetam as crianças e adolescentes nos serviços de acolhimentos, e a importância de ações que visam a garantia e proteção de acordo com os parâmetros estabelecidos no ECA.
Um ponto destacado pela convidada foi sobre a diferença entre negligência e abandono, e como essa falta de entendimento pode ocasionar situações de violências e violações de direitos das crianças e adolescentes.
Juliana propôs dinâmicas de grupo entre os participantes para refletir sobre a importância das maiorias populares, formas de resistência e as estruturas de poder. Falou sobre a relevância de mapear e conhecer as resistências nos territórios, como, quais são suas potências, fragilidades e principais desafios a serem superados através da construção do Eco Mapa.
Por fim, um desafio apresentado por Juliana é de pensar no território como um espaço de produção de sentido. As ações de cuidado da saúde mental precisam estar em movimento e articuladas em cuidado territorializado para que se possa traçar planos de acompanhamento de crianças e adolescentes mais potentes.
Confira o vídeo com a oficina completa: