O grupo nÓs realizou de junho de 2019 a maio de 2020 o projeto “Adolescência e Autonomia”, apoiado pelo CONDECA. Uma parte deste projeto ocorreu em Sorocaba com a parceria da SIAS - Secretaria de Igualdade e Assistência Social e os serviços de acolhimento Lar Casa Bela, Casa do Menor, Lar Nossa Senhora das Graças, Bethel Casas Lares, Casa Nova Vida, Lar Criança Feliz e Casa Lar São José.

Durante este ano, realizamos encontros de formações e supervisões com as equipes técnicas dos serviços de acolhimento e grupos com adolescentes que tiveram como foco temas relacionados à saída dos jovens dos serviços de acolhimento aos 18 anos. A autonomia referente ao trabalho, moradia, uso consciente do dinheiro, identidade e cidadania, foram temáticas abordadas sem perder de vista o contexto social estruturalmente atravessado pelas desigualdades de raça, gênero, classe e sexualidades.

Foto Grupo Nós Sorocaba.jpeg

Em uma sociedade marcada por grandes distâncias sociais, fez parte do nosso trabalho debater sobre autonomia e adolescências, não apenas no sentido individual, mas a partir do contexto em que vivemos. Um ponto essencial do trabalho é compreender como as diferentes possibilidades de se viver a juventude força algumas/alguns jovens a uma emancipação precoce e obrigatória. A construção de projetos de futuro dos adolescentes é atravessada pela falta de apoio de políticas públicas e tempo escasso de preparação para que essa autonomia se construa de forma saudável e não a partir da urgência da maioridade.

Nessa perspectiva, qualificamos e selecionamos pessoas voluntárias para fazer o trabalho de tutoria e acompanhamento individual das/dos adolescentes que atualmente moram nos serviços de acolhimento. Foi um processo muito emocionante e desafiador em que formamos pares de adultos e adolescentes, apostando numa relação de trocas e parceria que pudesse ser transformadora de ambas/os nesse momento tão complexo e diverso que é a adolescência e as dificuldades impostas no contexto do acolhimento.

Então, desde março/2020 devido à pandemia e isolamento social, seguimos nas ferramentas virtuais nossos encontros, conversas, formações e acompanhamentos, até o encerramento do projeto em julho/2020 que aconteceu à distância, e não como gostaríamos.

Por fim, queremos agradecer a parceria, amizade, abertura, aprendizados, reflexões e muitos cafés da manhã, lanches da tarde e também lanches da noite que foi possível compartilhar com vocês tutoras/es, equipes técnicas e adolescentes. Foi um projeto curto, mas muito intenso e real que não seria possível acontecer se não tivesse o empenho de cada profissional, voluntárias/os, adolescentes, grupo nÓs, muitas/os outras/os profissionais envolvidos nos programas do Instituto Fazendo História.

Agradecemos a todos vocês que estiveram com a gente nesse percurso tão vivo.

Leia também: