No dia 18 de outubro de 2023, o Instituto Fazendo História promoveu a terceira oficina presencial do Projeto Capacitação em Serviços de Acolhimento, apoiado pelo FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente), no Instituto Pólis. O evento teve como foco 'Acompanhamento de grupo de irmãos no acolhimento' e foi direcionado a profissionais dos Serviços de Acolhimento, além de outros atores da Rede Socioassistencial e do Sistema de Garantia de Direitos da Cidade de São Paulo.

Os palestrantes foram Deise Fernandes do Nascimento, mestra e doutora em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela UNIFESP e fundadora e coordenadora Geral do Coletivo Círculo de Cultura; e Alan de Loiola Alves, doutor em Serviço Social pela PUC-RJ e PUC-SP, e especialista no Atendimento a Crianças e adolescentes vítimas de Violência Doméstica.

Para sensibilizar os convidados sobre a temática do encontro, os palestrantes realizaram uma dinâmica em que os participantes responderam o que veio à mente quando se pensa em irmãos. Ao explorarem diversas palavras associadas aos laços familiares fornecidas pelos participantes, eles estimularam a reflexão sobre os aspectos positivos, como laços afetivos e confiança, mas também sobre os desafios inerentes, como conflitos e inveja entre irmãos. Enfatizaram que ao lidar com grupos de irmãos no acolhimento, apesar das diferentes histórias, tratamos de relações próximas onde essas questões cruciais estão em jogo, incluindo a ambivalência entre o desejo de proximidade e o distanciamento entre eles

Alan inicia sua fala explorando a proteção como ponto central do debate. Ele introduz o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes, destacando sua origem, os instrumentos normativos que o sustentam e sua relação com as políticas públicas. Em seguida, questiona a lógica tutelar, convidando o grupo a refletir sobre as consequências da separação de irmãos e a importância de considerar os desejos das crianças e adolescentes quanto ao convívio familiar e comunitário.

Além disso, enfatiza a necessidade de os profissionais dos serviços de acolhimento reconhecerem e articularem políticas que visem fortalecer os vínculos familiares, questionando a prática de acolhimento motivada pela pobreza, o que contraria o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele ressalta o direito desses jovens de serem criados em ambientes com vínculos, salientando o papel dos atores do Sistema de Proteção e de Garantia de Direitos em preservar esses laços desde a chegada até o desligamento do serviço.

Alan destaca a presença dos irmãos como fonte de apoio e referência para as crianças e adolescentes em acolhimento, facilitando o enfrentamento desta condição, ressaltando a importância de reconhecer os laços afetivos existentes, mesmo diante de conflitos. Ele destaca a individualidade de cada jovem, sem perder de vista a importância dos laços e do convívio familiar. Estar com os irmãos é poder viver a convivência familiar no serviço. Separar, em contrapartida, como se faz historicamente, é negar esse direito.

Deise, por sua vez, inicia com o poema “Verbo ser”, de Carlos Drummond de Andrade, estimulando a reflexão na qual, muitas vezes, ignoramos o que a criança sente, deseja e o que ela já é, ao criar narrativas de que ela só vai ser no futuro. Ela questiona falas que naturalizam e determinam que irmãos que brigam e têm conflito não se gostam e não poderão se dar bem, apontando como, no decorrer do processo de desenvolvimento, muitas pessoas podem passar e contribuir com o fortalecimento de vínculos, sendo o serviço de acolhimento um espaço fundamental nesse sentido. A convidada, ao reconstruir com o grupo as principais ações feitas pelos serviços para preservação dos vínculos familiares e comunitários, indica como é papel deles identificar e reforçar os vínculos e afetos presentes nessas relações.

Durante sua fala, Deise destaca a necessidade de pensar estrategicamente ações que promovam relações de companheirismo entre irmãos. Ela aponta a importância de não sobrecarregar os irmãos mais velhos, evitar comparações e estimular o diálogo e atividades compartilhadas para manter a convivência familiar no serviço de acolhimento. Aborda também que é necessário enxergar essas relações a partir das histórias singulares que se apresentam, sem se deixar pautar pelos próprios relacionamentos pessoais e experiências com os irmãos por parte da equipe. 

No segundo momento da oficina, Deise e Alan apresentam uma pesquisa feita com crianças e adolescentes que viveram o acolhimento junto aos seus irmãos, baseada nas falas deles sobre essas relações. Eles incentivam o compartilhamento de experiências e perguntas dos participantes sobre esse tema, abrindo espaço para um diálogo enriquecedor.

Confira o vídeo com a oficina completa: 

clique aqui


Deise Fernandes do Nascimento é assistente social, mestra e doutora em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela UNIFESP, fundadora e coordenadora Geral do Coletivo Círculo de Cultura.

Alan de Loiola Alves é mestre e doutor em Serviço Social pela PUC-RJ e PUC-SP, especialista no Atendimento a Crianças e adolescentes vítimas de Violência Doméstica e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Criança e Adolescente - ênfase no Sistema de Garantia de Direitos (NCA-SGD) – Programa de Pós Graduação em Serviço Social - PUC/SP.