No mês de novembro de 2023, o Instituto Fazendo História, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA) – SP, realizou a oficina: “O Racismo no contexto do Acolhimento" nas cidades de Guarulhos e Campinas. Foram convidadas as profissionais Maria Ribeiro, cientista social e doutora em Comunicação e Semiótica, pela PUC e Universidade de Paris, e Carla França Ferreira Rosa, psicóloga com atuação na área clínica e social e especialista em Saúde da Família. 

Maria Ribeiro deu início à apresentação com o conceito de marcadores sociais da diferença, convidando os presentes a refletir sobre o racismo a partir da perspectiva do nascimento das pessoas negras. Em seguida, falou sobre grupos de pessoas cêntricas; a figura do homem branco cisgênero; sistema de opressão da branquitude; racismo fenotípico; pessoas não brancas e a maneira como a sociedade contemporânea se organiza a fim de manter o sistema de privilégios.

A partir da apresentação de cenas com as quais se deparou em seus processos pessoais e de pesquisa, fez marcações importantes do que considerar ao abordar a questão racial, indicando que devemos considerar a partir da gestação. Ressalta ainda a importância do registro de informações do quesito de raça/cor para pensar as políticas públicas e especificidades da população negra. Aborda também o conceito de humanização no processo de cuidado, a categoria mãe na relação com a qual a nossa sociedade se organiza, e apresenta a lógica comunitária de estar no mundo como uma tecnologia de sobrevivência.

Na sequência, Carla dá início a sua fala, provocando os profissionais a repensar sobre suas práticas de trabalho cotidianas. Apresenta o contexto sócio-histórico, no qual aborda o papel do educador social no trabalho com criança e adolescente e sua família, e faz a marcação da importância dos profissionais se perceberem no processo, a partir do reconhecimento de si antes de olhar para o outro. Conceitos de branquitude e racismo institucional também foram discutidos, para indicar a importância de reconhecer que não somos iguais e que é a partir disso que podemos atuar de modo mais assertivo. 

No segundo momento, o grupo foi sensibilizado por meio de vídeos e convidados a compartilhar suas práticas de trabalho relativas à questão racial. A partir da partilha coletiva, as profissionais retomam alguns conceitos trazidos inicialmente e aprofundam as questões, a fim de auxiliar nas reflexões e construção. de conhecimento. 

O encontro acaba com o reconhecimento da importância de falar sobre o racismo no contexto de trabalho, uma vez que é algo estrutural e atravessa todos nós, bem como a necessidade de se pensar práticas de enfrentamento.

“Já que não podemos fazer o gesto de voltar diante do útero das pessoas que nos gestaram, nós podemos experimentar o renascimento, toda vez que estendemos nossa escuta em direção ao outro [...] a fim de garantir que crianças e adolescentes tenham recursos para fazer o enfrentamento a essas violências” 

Maria Ribeiro, 2023.

Assista à oficina na íntegra: https://youtu.be/2XQjMhOZC6w

Maria Ribeiro é cientista social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre (PUC-SP) e doutora (PUC-SP/Paris-Diderot) em Comunicação e Semiótica. Professora no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (FFLCH/USP), e na Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE/PUC-SP). Redatora-geral do Simpósio Internacional de Assistência ao Parto (SIAPARTO), do grupo executivo da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC) e do Conselho do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas/FFLCH-USP) e  analista de formação do Instituto Amma Psique e Negritude. 

Seu relatório de estágio pós-doutoral (FFLCH-USP), intitulado "Ginecológicas: o nascimento negro para além da tragédia", foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), na categoria “ensaio de não-ficção” e publicado em 2023.

Carla França Ferreira Rosa é psicóloga com mais de 10 anos de vivência na área clínica e social. Especialista em Saúde da Família e educadora social com ampla experiência em formações para profissionais de equipamentos sociais e instituições de ensino, (Instituto Fazendo História, Marista Escola Social, Colégio São Luís, Instituto Tomie Ohtake, EMESP Tom Jobim, Fundação Escola de Sociologia e Política de SP, SENAC Santo André entre outros). 

Desde 2022, atua como co-coordenadora de Grupos de Reflexão do Curso Teórico-Vivencial: Psicologia e Relações Raciais no Instituto Amma Psique e Negritude. É integrante da "Odô Consultoria Viva".