O Programa Formação do Instituto Fazendo História tem por objetivo contribuir com a qualidade do trabalho dos Serviços de Acolhimento para crianças e adolescentes e para a transformação da lógica caritativo-correcional para a lógica protetiva e emancipadora. Suas estratégias envolvem tanto ações de formação e supervisão voltadas para a equipe de cada Serviço de Acolhimento, como encontros para a rede, ofertando formações temáticas e trocas de experiências.

Em março de 2020, com o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil e a necessidade de distanciamento social, nossa principal estratégia - o trabalho em grupos - foi impossibilitada, fazendo com que, em um primeiro momento, todas as atividades fossem suspensas. O trabalho nos Serviços de Acolhimento, no entanto, não pôde parar. Ao contrário, com o fechamento das escolas e a proibição da circulação, todas as crianças e adolescentes mantiveram-se nas casas, enquanto os educadores e equipe precisavam continuar seus deslocamentos diários para trabalhar e dar conta de toda demanda - que era agora maior ainda do que a habitual.

WhatsApp Image 2020-09-25 at 19.34.04 - Copia (2).jpeg

Colocava-se assim a questão: em meio a tantas demandas e urgências seria possível a equipe parar para realizar encontros de formação e supervisão? Em contato com as equipes dos serviços, foram-se organizando encontros possíveis no formato online: com o grupo todo incluindo os educadores em plantão e os de folga em suas casas, em conversas em vídeo por whatsapp com cada plantão, com o suporte constante através de envio de materiais de apoio e atendimento para emergências. Esses contatos nos mostravam que a continuidade do processo de formação era essencial, na medida que podia oferecer para toda a equipe um espaço de cuidado, expressão e elaboração das experiências vividas. Esse espaço era importante para que pudessem ter amparo e dar conta do trabalho.

A formação se manteve como um apoio às equipes neste momento de tantas angústias e incertezas. Durante todo esse processo, estratégias foram criadas para manter a participação e envolvimento dos profissionais. Atividades e materiais foram adaptados para o formato online, horários e formatos foram flexibilizados, descobertas e estratégias potentes foram criadas, fronteiras foram derrubadas e as formações passaram a atingir também os locais mais distantes. Nos seminários e formações com as redes, aumentou e se diversificou o número de profissionais participantes, que podiam acessar os encontros a partir de suas casas. A troca de experiências foi ampliada para serviços de todo o país, tendo atingido os mais diversos municípios de todas as regiões, com as mais diversas realidades no atendimento às crianças e adolescentes.

A partir dessas experiências durante a pandemia, a equipe de consultoras do Programa Formação do Instituto Fazendo História sistematizou algumas práticas e reflexões nos textos aqui reunidos. Esperamos que a leitura possa contribuir para o trabalho dos educadores e técnicos nos Serviços de Acolhimento e para toda a rede, inspirando práticas de cuidado, profissionalização e valorização das equipes.

A (in)visibilidade do sofrimento dos trabalhadores dos serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes na pandemia do COVID-19 - Thais Cristina de Lima

Memórias, narrativas de vida e pandemia - Carla França

Formação: entre fôrmas e formas de acolher no presente - Anita Machado